Páginas

25 de junho de 2010

Serviços e gorjeta nos EUA

Os brasileiros são conhecidos por não darem gorjeta, claramente compreendido pelo fato de que no Brasil, não temos esse costume - exceto restaurantes e por isso acaba parecendo estranho "gastar" dinheiro com gorjetas.
Porque pagar a gorjeta
Porém nos Estados Unidos, praticamente todos os serviços são a base de gorjeta. Por exemplo, o salário fixo de um garçom é praticamente insignificante, perto de US$3/ hora. Então imagina um cara trabalhar 6 horas e sair da noite com US$18 no bolso?
Eles dependem da gorgeta, e todos devem pagar por um serviço bem feito.
Acho um pouco irritante o cara sorrir e abrir a porta do taxi para você, e esticar a mão esperando uns trocados, ou pagar uma fortuna no guide tour e ainda assim ter que deixar mais uns tantos para os caras, mas... fazer oquê.
Outro dia pegamos um taxi, e ao saber que éramos brasileiros, o cara já começou: "essa noite está sendo um noite difícil para mim... Meu taxi quebrou então essa é a minha segunda 'corrida' da noite... e sabe que nós somos pagos por 'Tip' (gorjeta)... Eu ouvi dizer que os brasileiros não tem esse costume de pagar gorjeta né?" bem chato o cara, odeio gente oportunista.

Quanto pagar
Enfim, não existe regra sobre a gorjeta - mas oque eu faço é mentalizar que é assim que funciona hahahaa e pagar entre 15% e 20% e deu.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...